A AESOURE (Associação Empresarial de Soure) reuniu no passado dia 26-10-2021, na sua sede, para apreciação e deliberação do Relatório de Contas relativo ao exercício de 2020 e Plano de Atividades e Orçamento relativo ao ano de 2022.
O Presidente da Assembleia Geral, António Simões Cardoso (Instituto Pedro Hispano), presidiu e orientou os trabalhos que se iniciaram pelas 21H30 em segunda convocatória.
Carlos Cordeiro, Presidente da Direção da AESOURE manifestou a sua preocupação com as consequências provocadas pela Pandemia Covid 19 assumindo, no entanto, os esforços desenvolvidos pela AESOURE na apresentação de soluções de financiamento às empresas do Concelho, através do Gabinete de Apoio à Empresa/Empreendedor, e na execução dos diversos Programas de Desenvolvimento Empresarial (a Formação-Ação e a Formação Modular).
Stéphane Santos-Ramos (Secretário-Geral) apresentou o Relatório e Contas de 2020, tendo resumido as atividades desenvolvidas pela Associação durante o referido ano. As contas foram submetidas a votação e aprovadas por unanimidade. Relativamente às contas referentes a 2020, a AESOURE apresentou um resultado líquido do período positivo de 49.006,14 euros.
Tomando novamente a palavra, o Presidente de Direção relembrou a importância da AESOURE na defesa dos interesses relativos às atividades de comércio, indústria e serviços, competindo à Associação promover e praticar tudo quanto possa contribuir para o respetivo progresso económico ou social. Assim, a Direção da AESOURE prevê que 2022 seja um ano de recuperação económica pelo que as grandes opções para o Plano de Atividades estão centradas em preparar e apoiar o relançamento da economia, com iniciativas e projetos que estimulem o investimento nos fatores de competitividade da economia regional. Desta forma a AESOURE integrará programas de apoio/estimulo à iniciativa empresarial, que se enquadrem nos objetivos e prioridades definidas para o novo quadro comunitário de apoio e projetos de apoio à economia e formação.
De acordo com a informação apresentada pelo Secretário-Geral, uma parte significativa do orçamento vai as áreas da formação e consultoria, por via de projetos direcionados para as PME’s dos setores do comércio e serviços, em parceria com a CCP (Confederação de Comercio e Serviços de Portugal), e para o setor da indústria e turismo, em parceria com o CEC (Câmara de Comercio e Indústria da Região Centro), sendo uma ferramenta para potenciar as empresas do Concelho de Soure. Destaca-se ainda a continuidade do projeto Formação Modular para ativos Empregados e Desempregados cujo objetivo assenta na capacitação técnica dos recursos humanos, com claros proveitos para empresas.
Em jeito de conclusão o Presidente da Direção da AESOURE realçou o papel de destaque da Associação enquanto membro fundador do Concelho Empresarial da Região Centro, que envolve 13 associações da região, e a qual foi presidente no primeiro trimestre de funcionamento. Num período que se prevê repleto de desafios o papel do CERC poderá ser determinante na sensibilização junto de entidades Nacionais e Europeias a adotarem medidas através de mecanismos de apoio financeiro adequado, contribuindo assim para reduzir as assimetrias regionais.