AESOURE aprova Plano de Atividades e Orçamento para 2021.
Reunidos presencialmente e online na sua sede no Edifício INES – Incubadora de Empresas e Negócios de Soure, a Associação Empresarial de Soure aprovou as atividades previstas para 2021 e um orçamento de 588 580,93 euros.
Do plano constam atividades de continuidade tais como:
- Formação Modular Certificada até 2022;
- Formação-Ação (Dinamizar e QIPME);
- Apoio ao Empreendedorismo ProjectforYou;
- GAA – Gabinete de apoio ao Associado;
- Protocolos Comerciais e Institucionais;
- Sessões de Esclarecimento;
- Bolsa de Emprego;
- Bolsa de Imóveis empresariais;
- Apoio ao investidor;
- Apoio a parques empresariais;
- Campanhas de apoio ao comércio local;
- Organização de eventos (FATACIS);
- Gestão e promoção da INES – Incubadora de Empresas e Negócios de Soure;
- Aumento da massa associativa;
- Disponibilização de serviços empresariais;
- Presença nas atividades das entidades parceiras.
Como novos projetos para 2021 foram apresentados:
- O Apoio ao setor da restauração (fragilizado pelo período pandémico atravessado). Prevê-se a criação de ações de promoção do concelho de Soure e dos estabelecimentos locais, através da criação de semanas gastronómicas. Para o efeito serão identificados os produtos / iguarias / pratos típicos do concelho e em parceria com os estabelecimentos locais e com o município serão realizadas semanas gastronómicas para promoção desses produtos.
- Retomar a continuidade dos encontros de empresários realizados no passado e promover o contacto entre empresas e a troca de experiências. Para além de debater temas de interesse empresarial, este tipo de encontros potência a criação de relações de cooperação entre os empresários cujas atividades muitas vezes são complementares.
- SOUREPARK – A AESOURE tem identificada uma carência territorial de imóveis disponíveis para instalação de novas empresas, quer sobe a forma de venda de terreno quer sobe a forma de arrendamento de pavilhão ou armazém. Para contribuir para o desenvolvimento económico concelhio, criação de emprego e crescimento da massa associativa, prevê-se em 2021 desenvolver o projeto SOUREPARK. Este projeto tem por objetivo adquirir aos seus proprietários os imóveis comerciais ou industriais, sem uso, entregues a bancos, devolutos, etc… por forma a que possam ser disponibilizados aos potenciais investidores, sobe a forma de aquisição ou arrendamento, no mais curto espaço de tempo.
Foi também aprovado por unanimidade:
- A constituição da empresa SOUREPARK, Unipessoal, Lda, com capital 100% da AESOURE e com objeto “Compra e venda de imóveis, revenda dos adquiridos para o mesmo fim e arrendamento. Gestão de imóveis próprios, promoção e gestão imobiliária. Estudo e elaboração de projetos, serviços e aluguer de outdoors.”
- A nova tabela de quotas da AESOURE com a introdução de escalões prevendo também o Volume de Negócios (VN) como fator de escalonamento da quota a pagar pelo associado. Esta nova tabela não tem alterações nos pequenos negócios com VN até 500.000€/ano.
O Orçamento aprovado, de 588 580,93 euros, reflete a atividade para 2021 e garante a sustentabilidade económica da AESOURE. A maior parte, quer dos rendimentos, quer dos gastos previstos, tem uma forte componente de candidaturas cofinanciadas pelo FEDER (497 123,79€). As restantes fontes de rendimentos da AESOURE são originadas por eventos realizados, serviços prestados, publicidade, quotizações e donativos.
O Conselho Fiscal emitiu recomendação de aprovação do Plano e Orçamento e dirigiu palavras de felicitação, à Direção, pelo mérito da ação que desenvolveram em benefício da Associação, e aos colaboradores da Associação que são merecedores de menção pela competência e dedicação que patentearam no exercício das suas funções.