A AESOURE recebeu hoje a informação do anúncio da suspensão do Programa Adaptar Microempresas em todo o país, e ainda a suspensão do Adaptar PME no PO Lisboa.
Sabíamos que iria terminar, entretanto e que as dotações previstas para este Sistema de Incentivos, eram manifestamente insuficientes para fazer face às necessidades de adaptação das empresas ao surto COVID 19.
Recorde-se que estão em causa, essencialmente, microempresas, que iniciaram ou vão iniciar a sua atividade, depois de dois meses sem receitas, num quadro de enorme incerteza quanto à rentabilidade dos seus negócios, mas assumindo desde já um conjunto significativo de custos inerentes a essa abertura.
A CCP, considera que encerrar as candidaturas ao adaptar Microempresas num momento em que apenas foram apresentadas cerca de dezassete mil candidaturas num universo de mais de 100 000 microempresas, é deixar de fora a esmagadora maioria das microempresas, sendo da mais elementar justiça que sejam reforçadas as dotações destes avisos.
Esperamos que haja um reforço a dotação orçamental para esta medida tão importante para as micro empresas, a AESOURE sugere que caso tenho interesse , enviem-nos o formulário da notícia “Programa ADAPTAR, até 80% a fundo perdido. Gestão da candidatura SEM CUSTOS para associados da AESOURE.”, vamos estar atentos a novas aberturas.