Realizou-se a 28 de outubro de 2019, o primeiro Invest Soure 2020, organizado pelo Grupo Lusiaves e contou com a participação do Município de Soure, do IEFP, da DRAPC, da AESoure e da Universidade Nova. O Debate foi moderado pelo conhecido jornalista Camilo Lourenço.

Mário Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal de Soure, abriu a sessão, fazendo um enquadramento do tema a debater, anunciando medidas estratégicas municipais de incentivo ao investimento, realçando a atividade do grupo no concelho e agradecendo as inúmeras entidades presentes.

Rui Fernandes na sua breve intervenção fez um posicionamento do concelho de Soure em números, evidenciando o crescimento dos investimentos municipais dos últimos anos, convidando os investidores a aproveitarem o posicionamento de Soure, no centro do país, ser o concelho com recurso a apoios para territórios de baixa densidade, mais a litoral.

Foi apresentado pelo Dr Pedro Saraiva da Universidade Nova, um estudo que quantifica a participação e o impacto na economia local das empresas do Grupo Lusives na economia local de Soure: 3 explorações avícolas; 156 postos de trabalho; 16 fornecedores locais; 2,2 milhões de euros de acréscimo para a economia local; 113 mil euros de impostos e taxas pagos em Soure; 16,3 mil euros de prémios e donativos à comunidade local.

Foram apresentados vários apoios disponíveis para o investimento e para a contratação: apoios ao investimento agrícola pelo diretor regional da DRAP Centro, Fernando Carlos Alves; apoios a criação de negócios na área avícola com o apoio do Grupo Lusiaves; apoio no âmbito da contratação e regresso de emigrantes pelo IEFP da Figueira da Foz, pela diretora Maria Adelaide Crespo e da técnica Sónia Julião.

O debate que se seguiu foi moderado pelo conhecido jornalista Camilo Lourenço e contou com um painel composto por Mário Jorge Nunes do Município de Soure, Avelino Gaspar presidente do grupo Lusiaves, Pedro Saraiva professor da Universidade Nova, Fernando Alves diretor regional da DRAPC e Carlos Mendes presidente da Associação Empresarial de Soure.

Durante o debate foram abordados temas atuais e preocupações sobre questões como o emprego, a facilidade de criar ferramentas de apoio ao investimento, as estratégias e prospetivas para o futuro.

Compare

Pin It on Pinterest

Share This