A AESOURE tem estado a trabalhar e preocupada com a sobrevivência das empresas suas associadas. Mais que lançar noticias para a praça pública é importante aparecer soluções e esse tem sido o atual foco associativo.
Após alguns contactos de empresários (ainda no início do processo) a AESOURE contactou a CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (da qual é associada) expondo um conjunto de medidas urgentes a serem implementadas:
- Layoff simplificado sem a referência a dois meses de quebra de faturação e assumidos, a 100%, os custos com remunerações e desta forma o não pagamento temporário da TSU, e com processo simplificado e menos burocrático;
- Moratórias imediatas para rendas das lojas fechadas e criar uma compensação fiscal para os senhorios, no sentido de receberem estas rendas mais tarde;
- Moratórias imediatas (de todos os bancos da praça) nas prestações a pagar aos bancos;
- Taxas de juros “zero” nas operações bancárias de apoio ás empresas;
- Moratórias imediatas em todos os serviços relativos aos consumos de água, eletricidade, comunicações, etc…
- Moratórias imediatas para o pagamento de todos os impostos;
- Pagamento imediato, pelo Estado, das dividas atrasadas a fornecedores, com o compromisso de que as empresas usarão esse dinheiro, que lhes é devido, para pagar aos seus fornecedores e funcionários;
Do texto enviado inicialmente pela confederação ao governo muitas das palavras usadas eram da AESOURE.
Em contato com o senhor presidente da Câmara Municipal de Soure sobre medidas de apoio municipais, concluímos que apenas a água estava no foro local, todas as outras carecem de legislação nacional, no entanto houve recetividade em receber sugestões de medidas a implementar localmente, quer no imediato, quer para a futura recuperação pós COVID-19.
Continuamos a lutar, em parceria com a CCP e agora também em parceira com outras associações empresariais locais e nacionais, por forma a fazer ouvir a voz dos seus associados e alertar para o caracter de urgência de medidas efetivas.
Quase diariamente a AESOURE tem enviado aos seus associados informação recebida, referente a apoios e legislação, é natural que apenas os sócios inscritos na base de dados, estejam a receber, existindo algum desconhecimento da nossa atividade para o público em geral, para receber o nosso boletim informativo, adira on-line, seja nosso associado!
Durante este período e trabalho de informação, a AESOURE tem estado a receber pedidos de esclarecimento e preocupação de alguns dos seus sócios, alguns conseguimos dar uma resposta pronta e concreta outros não é tão fácil pois, as empresas precisam de liquidez, isto é, dinheiro imediato para fazer face aos ordenados já no final do mês e sem entrada em caixa e as relações com bancos cheias de burocracias, torna-se difícil.
Estamos a lutar tal como todos empresários, ainda que não sejamos vistos … mas isso não é o mais importante, o mais importante é a nossa sobrevivência e dos nossos negócios.
Hoje e sempre a AESOURE esteve disponível para ajudar a resolver todas as situações relacionadas com os comércios e indústrias nossas associadas. Ajude-nos a ajudar, fazendo-nos chegar as vossas ideias ou questões.
O nosso email : geral@aesoure.pt